Patologias

O que é?

A catarata consiste numa opacidade total ou parcial da lente natural do olho (cristalino). Ela ocorre quando o cristalino, que tem capacidade de refração e permite a focagem de objetos e a passagem da luz, perde gradualmente a transparência.

Qual a sua causa?

O aparecimento da catarata decorre do processo de envelhecimento natural do ser humano. Existem também outros fatores etiológicos, como a diabetes, o trauma e alguns fármacos. Nalguns casos, a catarata é congênita, ou seja, ocorre desde o nascimento.

Como pode ser evitado?

A catarata não pode ser prevenida, mas pode ser detetada através de exames oculares. É aconselhável uma consulta de Oftalmologia, para detetar a possível existência de uma catarata, o tipo, tamanho e localização, e determinar se tem indicação cirúrgica.

Em que consiste o tratamento?

Este procedimento é realizado através de facoemulsificação e implante de uma lente intraocular. Devido à inovação tecnológica (sistemas de orientação de imagem, aparelhos de última geração, novas lentes), a cirurgia de catarata é realizada de forma mais segura e eficaz. É o procedimento mais frequente na área da Oftalmologia e a técnica com maior impacto global na qualidade de vida.

Atualmente é um procedimento cirúrgico relativamente rápido, com um curto período pós-operatório e uma restauração significativa da qualidade visual.
Nalguns casos, este procedimento é recomendado, em função de um critério clínico refrativo. Em doentes com presbiopia, miopia ou alta hipermetropia, a cirurgia de facoemulsificação com implante de lente intraocular não só permite a melhoria da visão, bem como, ao mesmo tempo, a dispensa dos óculos ou das lentes de contato.

Faça aqui o seu pedido de consulta online.

1ª Consulta - 80€ e seguintes 75€

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.