Patologias

O que é a Retinose Pigmentar?

A Retinose Pigmentar (RP) consiste num grupo de distúrbios genéticos que afetam a capacidade da retina em processar a luz. É uma doença hereditária que causa uma perda gradual da visão, começando pela diminuição da visão noturna (nictalopia) e perda de visão periférica. Atualmente não há cura para a RP.

A retina é uma estrutura neurossensorial que engloba uma camada de células sensíveis à luz (fotorreceptores) que convertem os raios de luz em impulsos elétricos. Esses impulsos são enviados para o cérebro através do nervo óptico, onde são reconhecidos como imagens.

Na RP, os fotorreceptores, designados por cones e bastonetes, morrem. Na maioria das formas de RP, os bastonetes (responsáveis pela visão periférica e noturna) são os primeiros a degenerar. Quando as células retinianas mais centrais (cones) são afetadas pela RP, causam uma perda da visão central e da perceção de cor (acromatopsia).

Faça aqui o seu pedido de consulta online.

1ª Consulta - 80€ e seguintes 75€

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.