Patologias

O que é a Miopia Magna?

Miopia Magna ou Miopia Patológica é uma doença potencialmente incapacitante e uma das principais causas de cegueira em doentes com menos de 50 anos de idade. Na Europa, a prevalência de cegueira atribuível à miopia patológica varia entre 2,6% na Dinamarca e 8,8% no País de Gales.

Além disso, a miopia é um importante fator de risco para o aparecimento do descolamento de retina, sendo que mais de 40% dos descolamentos de retina ocorrem em olhos míopes.

Qual é a causa?

As alterações que ocorrem no olho míope, por alongamento axial ântero-posterior, conduzem à formação de diversas roturas estruturais nas camadas anatómicas do olho. Além disso, o crescimento excessivo do olho míope provoca adelgaçamento da retina periférica e o aparecimento precoce do descolamento posterior do vítreo, fatores que levam a uma maior ocorrência de descolamento de retina nestes doentes.

Quais os problemas que causa?

Os problemas mais frequentes dos doentes com miopia magna são:

  • Descolamento de retina - pelo aparecimento de um maior número de lesões degenerativas da retina periférica;
  • Buraco macular míope;
  • Membrana neovascular subretiniana (desenvolvimento de vasos sanguíneos sob a retina);
  • Retinosquisis macular (separação entre as camadas da retina);
  • Alterações no nervo óptico.

Quais são os sintomas?

Doentes com miopia alta podem ter visão turva ou ver linhas distorcidas (metamorfopsias). Mas nem todas as lesões da retina apresentam sintomas.

Tratamento

Não há tratamento específico para a miopia magna, portanto, o tratamento baseia-se num diagnóstico precoce das complicações. É por isso fundamental que esses doentes realizem avaliações periódicas por Oftalmologistas especialistas em Retina.

Faça aqui o seu pedido de consulta online.

1ª Consulta - 80€ e seguintes 75€

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.